Didatica
Objetivo geral
Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
Justificativa
Segundo o referencial curricular nacional para a educação infantil:
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em um sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico. È profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...
Até pouco tempo, a educação não priorizava a formação do educando enquanto sujeito participante da história, construtor de um processo dinâmico, apesar desse sujeito ser aquele que age, interage e modifica a sociedade.
As crianças pensam o mundo de jeito especial e muito próprio. È a partir das relações que estabelecem com a realidade em que convivem, com o meio familiar e com as pessoas que necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a ler e compreender o mundo. Cabe á educação facilitar essa leitura e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. È desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.
Objetivos específicos
Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial, elevar a sua auto-estima, possibilitando que eles se identifiquem como sujeito da história.
Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam e o grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
Reconhecer a existência de diferentes modos ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças éticas, sociais, religiosa, de gênero); como em outras culturas (sociedade indígenas, por exemplo).
Reconhecer-se como sujeito nas relações de estudos, consumo, trabalho e lazer que são