exercicio
c) Sintomas da intoxicação pelos organofosforados e como reverter:
9) Origem da nicotina, molécula, relação estrutura atividade e mecanismo de ação:
10) Efeitos da nicotina no organismo humano e aplicações clínicas.
Objetivo: Avaliar e estabelecer cinéticas de degradação dos fármacos Diltiazem e Propanolol durante três semanas frente à temperatura.
Procedimento:
1) Proceder a análise de teor dos fármacos no tempo zero utilizando espectrofotometria UV. Anotar as absorbâncias observadas para cada um dos fármacos, considerando essas absorbâncias como 100 %.
2) Colocar quantidade dos fármacos (diltiazen e propanolol) em um vidro relógio e colocar na estufa a 60 °C por duas semanas.
3) Em cada semana uma quantidade exata dos fármacos será retirada da estufa e o teor será analisado. Anotar as absorbâncias observadas para cada um dos fármacos.
4) A partir da avaliação das absorbâncias dos fármacos nas 3 semanas, determinar a cinética de degradação dos fármacos.
Método de análise de teor (doseamaneto)
DILTIAZEN
Pesar, exatamente, cerca de 0,01 g (10 mg) da amostra, transferir para balão volumétrico de 100 ml, dissolver em 25 ml de água destilada e completar o volume com o mesmo solvente. Homogeneizar amostra. Retirar alíquota de 10 ml da solução e transferir para balão volumétrico de 50 ml, completar o volume com água, obtendo concentração de 0,02 mg/ml (p/V). Medir as absorvâncias da solução resultantes em 240 nm, utilizando água para ajuste do zero.
PROPANOLOL
Pesar, exatamente, cerca de 0,01 g (10 mg) da amostra, transferir para balão volumétrico de 100 ml, dissolver em 25 ml de água destilada e completar o volume com o mesmo solvente. Homogeneizar amostra. Retirar alíquota de 10 ml da solução e transferir para balão volumétrico de 50 ml, completar o volume com água, obtendo concentração de 0,02 mg/ml (p/V). Medir