didatica
A didática como atividade pedagógica escolar
A pedagogia investiga a natureza e a finalidade da educação como processo social, a didática coloca-se para assegurar o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político, social e técnica, afirmando daí o caráter essencialmente pedagógico desta disciplina, já discutido anteriormente esses conceitos.
A didática faz mediação escolar entre objetivos e conteúdos do ensino, levando em consideração também alguns termos fundamentais nesta estruturação escolar, como: a instrução como processo e o resultado da assimilação sólida de conhecimentos, preocupando-se em não ser só um transmissor de conhecimento; o currículo como expressão dos conteúdos de instrução; e a metodologia como conjunto dos procedimentos de investigação quanto a fundamentos e validade das diferentes ciências, sendo as técnicas recursos ou meios de ensino seus complementos.
Os temas fundamentais da didática são:
Os objetivos sócio-pedagógicos, conteúdos escolares, princípios didáticos, métodos de ensino aprendizagem, as formas organizadas do ensino, aplicação de técnicas e recursos, controle e avaliação da aprendizagem, objetivo de estudo: o processo de ensino
O objetivo do estudo da didática é o processo de ensino.
Libâneo defini o processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades, destacando a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino. Coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.
Os componentes do processo didático
Sendo influenciado por condições internas e externas, o ensino, por mais simples que pareça, envolve uma atividade complexa. Conhecer estas condições é fator fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula