Didatica
AULA 01
(Parte 2)
INTRODUÇÃO AOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA
1 INTRODUÇÃO
Princípios Norteadores da Educação Física Escolar:
Não exclusão;
Diversidade de conteúdos – 5 conteúdos da Educação Física:
ESPORTES
JOGOS
GINÁSTICA
LUTAS
DANÇAS
Não basta o “saber vivenciar”;
Tornar o aprendizado prazeroso – proporcionar uma aprendizagem significativa.
“Só aprendemos aquilo que nos agrada”
O fracasso nas habilidades motoras leva a uma versão posterior a atividades físicas.
Para possibilitar uma maior abrangência é preciso trabalhar todos os conteúdos: jogos, lutas, danças, esportes e ginásticas.
Objetivos das vivências: Possibilitar que os indivíduos tenham capacidade e vontade de se exercitar de formas diferentes no decorrer de sua vida.
2 PAPEL DO PROFESSOR
A educação tem como objetivo, acima de tudo, tornar os educandos pessoas melhores. O professor de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR tem que valorizar essa educação pelo movimento, sem perder a especificidade dos conteúdos. A educação DO movimento, simplesmente, deixa a desejar dentro de um cenário escolar, é fundamental trabalhar com a educação PELO movimento. Para auxiliar na resolução desse dilema é importante levar em conta a Cultura Corporal do Movimento – com seu enfoque social.
O professor tem que estar preparado: tendo se apropriado do SABER PRÁTICO e do SABER TEÓRICO. É importante saber as necessidades do aluno, observar os problemas que surgem e as alternativas para superá-los.
3 DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Ao longo dos anos a Educação Física vivenciou diferentes períodos, com características bem particulares:
1. Educação Física Higienista (1889 – 1930) A figura principal era o MÉDICO. A época era de urbanização e industrialização com a chegada de muitos imigrantes no Brasil. A prioridade era eliminar a precariedade a as doenças. A elite se preocupava com os hábitos higiênicos da população. Rui Barbosa adotou uma