didatica
POLO AMERICANA – SP.
PEDAGOGIA – LICENCIATURA.
Psicologia da Educação.
RA 411809 Giovana Salgals Gomes
RA 420630 EdivandroSilvério da Silva
RA 404869 Márcia Balbino da Silva
RA 9978022083 Maurizia J. Ribeiro de Toledo
RA 433784 Rosaine S. S. da Silva
Profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
Tutora Presencial. Marinalva Lima
Americana 23 de agosto de 2013.
SUMÁRIO
1 Sigmund Freud 3
2 Jean Piaget 4
3 Henri Wallon 6
4 Lev Vigotski. 9
5 Considerações finais. 11
6 Referencias Bibliografias 11
1 Sigmund Freud.
Sigmund Freud é um dos mais respeitados nomes de nossa história, sendo reconhecido como pesquisador e fundador da psicanálise.
Nascido em 1856 na cidade de Freiburg, atualmente conhecida por Príbor, na República Tcheca, Sigmund Freud foi um neurologista judeu e é consagrado por ter sido o criador da psicanálise. Um dos principais pilares de sua carreira foram seus estudos sobre a utilização da hipnose como forma para tratamento de pacientes histéricos.
Freud, ao conviver com o médico francês Charcot e observar o progresso de seus pacientes acometidos pela histeria, elaborou a hipótese de que as doenças causadas eram de origem psicológica e não orgânica, como era acreditado por quase toda a comunidade médica de então. A hipótese serviu como base principal para vários outros conceitos freudianos, como o do inconsciente. O neurologista também deu conhecimento a suas teorias sobre os mecanismos de defesa, repressão psicológica e por utilizar a psicanálise como tratamento de patologias psíquicas, utilizando apenas o diálogo entre