didatica
Centro de Educação a Distância
DESAFIO DA DISCIPLINA
Libras
Curso: Letras
2º Semestre
27-11-2012
Introdução
Durante o processo de investigação percebi que muitas hipóteses levantadas node correr do trabalho com os professores de educação especial foram confirmadas, diante da análise exaustiva do material coletado, com base na teoria de Bakhtin, Vygotsky e especificamente de Koch. Deste modo, compreendi a contribuição da relação teoria prática do trabalho com alunos surdos, presente nesta pesquisa, lançando luz sobre as dificuldades de aprendizagem da segunda língua.
A língua de sinais assumiria o papel intermediário na aquisição da escrita, posto que é, para o sujeito surdo, ela é para os sujeitos surdos a via mais natural para organizar e adquirir conhecimentos e a necessidade de uma reflexão sobre a “escola possível que queremos”, e a “escola possível para o processo de integração.
Na prática, tenho constatado que a escola que vier a assumir a integração, devera voltar seu olhar para o trabalho educacional do sujeito surdo. É importante mencionar que várias situações poderiam ainda ser dissertadas tendo em vista à educação dos surdos, a escrita dos surdos, ou seja, sobre a escolarização de uma forma mais abrangente, temas, outras pesquisas para muitos estudiosos.
Os estudos sobre a surdez devem ser desenvolvidos à luz da psicologia, lingüística, antropologia e a medicina. Posso, também, afirmar que o trabalho com a surdez me instiga sempre a novas indagações, estudos. Espero que este estudo venha contribuir para um melhor atendimento educacional ao sujeito surdo e que possibilite uma sensibilização inicial para uma “Escola Possível”, instância principal para o “aprendizado do fenômeno da escrita”.
ETAPA
O que é Libras?
Educar papel de Todos
O Professor
Referências Bibliográgicas
Wikepedia
BRITO, F. L. &