Termoquímica: o calor e os processos químicos
1. Calor e unidade para expressá-lo
O conceito de calor Calor é a energia térmica em trânsito, isto é, a energia transferida de um corpo para outro quando existe diferença de temperatura entre eles. Lembrando que temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo.
Há processos que liberam e outros que absorvem calor As reações químicas que liberam calor são denominadas exotérmicas e as reações que absorvem calor são denominadas endotérmicas.
Exotérmica: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menos que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui-se que a variação de energia é positiva.
Endotérmica: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia dos reagentes. Dessa forma a variação de energia é positiva.
Noção sobre como são feitas medidas de quantidade de calor A quantidade de calor é medida em calorias. Caloria ou pequena caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a 1ºC a temperatura de 1g em água. A principal unidade derivada da caloria é a grande caloria, quantidade de calor necessária para elevar de 1ºC a temperatura de 1000g de água. A grande caloria equivale a 1000 calorias. A caloria é indicada pela sigla cal e a grande caloria pela sigla Kcal. Logo podemos concluir que o calor específico da água é de 1cal/gºC.
2. Entalpia e variação de entalpia
Uma analogia com o saldo bancário Vamos fazer uma analogia com o saldo de uma conta bancária. Consideramos, então, duas situações: a saída de dinheiro da conta e a entrada de dinheiro nela. Quando uma pessoa faz uma compra com cartão de debito, ocorre saída de dinheiro de sua conta. Essa saída de dinheiro provoca uma