Didatica
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
CERES – GOIÁS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Acadêmicas (os):
Paulo Luiz Nogueira- (447528) paulonogueira1@aedu.com
Ana Maria de Souza Rodrigues- (415823)ana_2011_03@hotmail.com
Aparecida Rodrigues de Oliveira-(433805)-apaugusto@gmail.com
Bruna Ângela de Almeida – (412507) – brunaaa1992@gmail.com
Tutora Presencial: Eliene Gonçalves Siqueira Ferreira
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
CERES – GOIÁS
19/11/2013
INTRODUÇÃO
Estudando este conteúdo a de se conhecer um pouco mais a respeito da surdez em seu contexto médico, cultural e educacional. A importância do diagnóstico antecipado para descobrir se a criança é ou não portadora da surdez. Os tipos de surdez, o bilingüismo, atividades pedagógicas para crianças surdas. A inserção do indivíduo surdo em sala de aula regular; o intérprete de Libras e suas dificuldades em sala. A de se ter a certeza que ao estudar este conteúdo, o leitor passará a ter um conhecimento ampliado da surdez, permitindo que o ajude ainda mais em sua bagagem de conhecimentos, tanto como educador quanto a educando.
É de suma necessidade que se tenha um novo olhar para o indivíduo surdo, porque este precisa muito de ajuda, não somente ele, mas a sua família também.
A Surdez em seu Aspecto Médico, Cultural e Educacional
De acordo com o que foi visto nas pesquisas, e com tanta tecnologia a disposição para um diagnóstico preciso mediante o aspecto médico, muita coisa ainda não mudou, a forma como muitos casos de surdez é diagnosticada tardiamente, com desprezo, preconceito, sem falar na dificuldade de se ter acesso a alguns tratamentos moderno por causa do alto custo, impedindo que as classes