Seu nome é Jonas (Libras)
1- Qual a importância da comunicação através da língua de sinais com a criança surda que apresenta dificuldades e compreensão na oralidade?
É através da linguagem que interagimos com a cultura ao nosso entorno, ela possibilita o entrosamento entre as pessoas e é através dela que demonstramos nossas vontades e necessidades. Para uma criança surda com dificuldades de compreensão e oralidade a língua de sinais faz com que ela não seja excluída do convívio com outras pessoas e proporciona a ela um mundo mais acessível, no qual ela poderá se expressar normalmente. O contato com a língua de sinais desde cedo, é de suma importância para que haja a construção de uma linguagem plena e autêntica, para que assim uma criança surda tenha a capacidade de alcançar o mesmo nível que crianças ouvintes.
2- Que caminhos a família percorre para ajudar o Jonas?
Quando as barreiras na comunicação entre Jonas e a família começa a ficarem evidentes, sendo talvez a principal a falta de informação sobre os surdos, os pais tenta ajudá-lo. Tentativa essa que falha na parte do pai do menino, o qual apesar de tentar defende-lo era muito impaciente e perante a pressão social, preconceito e a falta de fé na capacidade do seu filho para ser incluso a sociedade abandou sua casa. A mãe se tornou então a base da família e se deparou com dois métodos de ensino, sendo o primeiro o oralismo que tinham como meta que as crianças deixam de ser surdas-mudas, proibindo o uso de sinais, pois segundo a educadora esse método tornava as crianças preguiçosas para aprender a falar. Sendo então, o outro método a linguagem de sinais a qual a mãe conheceu melhor quando passou a frenquentar o “Clube de Surdos”, vendo que Jonas se adaptou a essa forma de se expressar a mãe em seguida o matriculou em uma escola de surdos que utilizava linguagem de sinais o que foi muito positivo, pois convivendo com várias crianças iguais, ele percebeu que é