didatica
Nome do projeto: Jogos e tabuada, somar e subtrair.
Público alvo: Alunos da 5º série, sala com 36 alunos, sendo 19 meninas e 15 meninos.
Justificativa / fundamentação teórica: A cada ano que passa, vemos alunos que passam obtendo pouco conhecimento. Na matemática, nota-se que os alunos possuem dificuldades nos processos aritméticos (adição, multiplicação, divisão e subtração).
Sendo assim torna-se essencial o acompanhamento de perto dos alunos, trabalhando essas dificuldades que possuem quanto aos conceitos matemáticos e com isso proporcionam motivação para o estudo da matemática, dando sentido ao que aprendem durante o ano escolar.
Objetivos gerais e específicos: Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio, estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação do aluno. Os jogos são uma boa alternativa para estimular o aluno a aprender matemática. O objetivo de jogo é fazer com que o aluno goste dessa disciplina. Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados em sala.
Cronograma:
Segunda - Feira Das 7 às 11 horas 4h/a
Terça – Feira Das 7 às 11 horas 4h/a
Quarta - Feira Das 7 às 11 horas 4h/a
Desenvolvimento / ações:
SEGUNDA- FEIRA
Jogo: do bingo
Material: cartela, lápis, 100 fichas numeradas de 100 a 199 e grãos de feijão.
Modo de jogar: os alunos escolherão 9 números de 100 a 199 e escreverão na cartela. Ao sortear o número o professor irá criar diferentes desafios, fazendo perguntas como, por exemplo:
Qual é o sucessor do número 101?
Qual é o antecessor do número 151?
Qual número é formado por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades?
Qual é o resultado de 100+50?
TERÇA- FEIRA
Jogo: