Didatica
O impacto do “lixão” na qualidade de vida da comunidade, nos bairros, e na cidade de Jardim M.S
Introdução
O trabalho visa mostrar os índices de desconforto provocados em famílias que moram muito próximo ao local onde se deposita o lixo sem qualquer tratamento na cidade de Jardim,Os dados foram coletados através de visita no local com o objetivo de saber os índices de desconforto destas famílias e comportamento segundo o seu grau de insatisfação. Dentro dos índices encontrados, quatros foram apontados com muita freqüência: os mosquitos,considerados pela população como sendo aquele que apresenta maior desconforto, seguido pela fumaça, mau cheiro e o chorume. A análise sinaliza para uma relação de influência entre o desconhecimento das famílias sobre o impacto negativo do lixão e a sua menor percepção de insatisfação, visto que os moradores têm pouca percepção. O estudo conclui com discussão sobre a necessidade de políticas apropriada que facilite aos órgãos competentes procurarem um local mais adequado para o deposito do lixo longe dos centro urbano.
Desenvolvimento
A pesquisa descrita neste trabalho foi realizada por ocasião do curso Meio Ambiente, para analisar os problemas vivenciados no dia a dia pela comunidade do lixão dos bairros da cidade de Jardim, tendo como foco da pesquisa analisar a qualidade de vida da comunidade dos bairros citados. Verificar os problemas provenientes pela falta de condições adequadas no armazenamento e tratamento do lixo, o que proporciona transtorno a população que habita na proximidade do lixão.
O lixo, disposto inadequadamente, sem qualquer tratamento, altera suas características físicas, químicas e biológicas, gerando graus de desconforto da população provocando um impacto na qualidade de vida instituindo-se numa séria ameaça à saúde pública das comunidades próximas.
O método de levantamento de dados foi utilizado o processo de visita nas casas das pessoas que morram por