Alcool aldeidos
Nomenclatura
Álcoois têm seus nomes estabelecidos em correspondência com a nomenclatura dos alcanos: troca-se a terminação de O (alcanos) para OL (álcoois). Quando a cadeia é grande e ramificada se deve:
ALCANOS ÁLCOOIS
Nome Fórmula Nome Fórmula
CH4 metano CH3 OH metanol
CH3 CH2 CH2 CH3 butano CH3 CH2 CH2 CH2 OH 1 -butanol
CH3 CH2 CH2 CH3 butano 2 -butanol 3-metil pentano 3-metil-1
-pentanol
1- Escolher a cadeia principal, que deve ser a cadeia mais longa e mais ramificada, que possui carbono ligado ao grupo funcional.
2 - Numerar a cadeia principal, com a finalidade de localizar o grupo funcional e possíveis ramificações, a partir da extremidade mais próxima do grupo funcional.
3 - Localizar e dar nome às ramificações, localizar o grupo funcional e dar nome à cadeia principal como se fosse o hidrocarboneto análogo, porém com terminação OL em vez de O.
Classificação
Os álcoois também podem ser primários, secundários ou terciários, conforme o carbono ao qual está ligado o grupo funcional.
Propriedades
Os primeiros álcoois da série, primários ou secundários, são líquidos incolores, de cheiro agradável, solúveis em água em todas as proporções e menos densos que ela. Os álcoois terciários são todos sólidos. Têm temperaturas de ebulição e fusão muito superiores às dos hidrocarbonetos, com o mesmo número de carbonos devido à polaridade da ligação O – H. Essa mesma polaridade dá aos álcoois um certo caráter ácido, mas a acidez não é igual em todos eles. A acidez depende do tipo de álcool e varia da seguinte forma: metanol > álcool primário > álcool secundário > álcool terciário.
Nomenclatura dos Álcoois
Os álcoois são compostos orgânicos