didatica geral
História da Educação no Brasil. Utilizaremos também estudos realizados por Otaíza Romanelli,
Maria Luiza Santos Ribeiro, Nelson Pileti, Demerval Saviani, Luci Regina Muzzeti, Maria
Beatriz Loureiro de Oliveira e outros que de alguma forma contribuem para análise e entendimento de nossa realidade educacional. Como meio de pesquisa, outros livros e sites da internet. TEXTO
A História da Educação Brasileira será relatada em períodos distintos que vão desde a chegada dos portugueses até o período atual.
No primeiro período vale ressaltar o modelo agroexportador implantado do Brasil colônia até a crise de 1929. Nesse momento ocorre somente pequenas mudanças na sociedade colonial e a quase inexistência de uma política educacional. Mas houve o sistema de ensino jesuítico e outros não tão importantes que serão descritos no decorrer do trabalho.
No segundo período, com a crise mundial de 1929, ocorre a mudança do foco econômico brasileiro que nesse instante é modelo de substituição das importações.
Na educação começa a produção de mão de obra especializada para trabalhar nas novas indústrias. No terceiro período ocorre a ditadura militar que espelha na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológica de governo, criando formas para conter o operariado e os estudantes.
O período atual é o de abertura política e da execução de diversos projetos educacionais. É importante ressaltar que para entendermos a educação na realidade brasileira é necessário clareza para o modo que interpretamos a educação. Portanto faz-se necessário um breve embasamento teórico através de estudiosos clássicos que tentam elucidar tal questão. Quase todos esses teóricos concordam em duas posições:
1. a educação