Didatica da matemática
Causa comum de erros na Matemática, que merece atenção especial, é a dificuldade de interpretação do texto, e falhas na compreensão do sistema de numeração decimal.
Os números estão por toda a parte e está integrado à vida das pessoas - sejam elas crianças, jovens ou adultos – o tempo inteiro. Na porta de casa, no relógio, no calendário, na etiqueta das roupas...
Para ajudar os alunos a entender conteúdos e resolver problemas e situações-problema uma alternativa é recorrer aos materiais concretos. Há muitos exemplos de materiais concretos, bolas de gude, carretéis, tampinhas de garrafa, palito de sorvete e outros objetos do cotidiano-não tem função determinada e seu uso depende da criatividade do professor.
Diante do erro de Pedro a professora pediu para que ele compare o seu registro, com a leitura da colega, assim ele perceberia que o dele não estaria correto, e identificasse o erro e arrumasse por si mesmo.
A professora Ana Paula deu condições para Pedro perceber seu erro, mas também desenvolveu atividades (de seqüência numérica) na sala onde todas as crianças puderam entender melhor o conteúdo.
1. INVESTIGAÇÃO- Usaram os próprios calçados como ponto de partida para investigar o funcionamento dos números em diferentes contextos. 2. COLETA DE DADOS- Dúvidas como quem era o mais alto da turma fizeram as crianças buscar, registrar e comparar informações. 3. REGISTRO - Ao escrever os dados coletados, as crianças exercitaram a escrita e a leitura dos números.
Exemplos de atividades para auxiliar os alunos: 1. Nas atividades com números de dois algarismos, pedir que a turma resolva os seguintes exercícios:
QUARENTA E UM: 41 SESSENTA E TRÊS: 63
CINQUENTA E OITO: 58