didatica da matematica
1. A matemática: um fato social.
A Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em funções de necessidades sociais. Durante todo Paleolítico Inferior, que durou cerca de dois milhões de anos, o homem viveu de caça e da coleta, competindo com os outros animais, utilizando paus, pedras e, posteriormente, o fogo. Era predador nômade, vivendo na dependência do que pudesse retirar da natureza,. Para isso ele necessitava apenas das noções de mais-menos, maior-menor e de algumas formas e simetria no lascamento de pedras e na confecção de porretes. Essa era a matemática que necessitava.
O Paleolítico Superior é caracterizado por instrumentos mais engenhosos para a caça e coleta: armadilhas, redes, cestos, arcos e flechas e canoas rústicas. Além de paus e pedras, os homens passaram a utilizar novos materiais, como ossos, peles, cipós, fibras, fazendo inclusive roupas rústicas. Começaram também a fazer pinturas e esculturas naturalistas. Surge a pictografia. O homem do Paleolítico Superior continuava ser predador-nômade, porém com um conhecimento maior associado ao uso de instrumentos mais elaborados. Há ainda hoje tribos que estão nesse estagio. Já inventaram o um, o dois, o três e o quatro. Mais do que isso, dizem: muitos.
A matemática do neolítico já contava com números maiores, que possibilitavam construir um calendário. Os números eram representados por riscos em paus ou ossos, nós em cordas, pedrinhas e palavras. Os homens podiam juntar coisas e contar o total ou retirar e contar o restante podiam fazer pequenas contas usando o “ábaco” dos dedos é a construção dos números naturais. Como no inicio Neolítico a produção era muito pequena, os homens continuavam extremamente dependentes da natureza. Mas foram aumentando a produtividade, desenvolveram técnicas e conhecimentos novos.
Nova grande revolução foi à passagem para Período Histórico. Surgem as necessidades de armazenamento de produtos em larga escala e de sua