Didatica Da Ciencias
ALUNA: AMANDA VALENÇA PEREIRA
5º PERÍODO -PEDAGOGIA
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
Livro: Didática de Ciências
Autores: Maria Cristina da Cunha Campos Rogério Gonçalves Nigro
Resumo do Capitulo 4 – AQUILO QUE OS ALUNOS JÁ SABEM
Os conhecimentos alternativos
Geralmente quando um professor irá aborda a tematica “movimento da Terra”, ele faz esse processo de ensino simplesmente associando ao dia e a noite. E na verade não se trata de um ensinamento fácil, mas sim complexo pois exige que os alunos já possuam alguns outros conhecimentos sobre a Terra.
Valendo-se da explicação anterior e levando para qualquer outro conteudo de Ciencias, há a necessidade de sondar o que seus alunos ja conhecem sobre o conteudo e quais são suas noções sobre o mesmo.
Por vezes os educdorestentam dispensar explicação de certos conceitos “simples”, pois acreditam que os alunos já recebere esta informação por algum meio. Esses professores acabam também desconsiderando qual o contexto e de que modo eles tem essa visão por exemplo da Terra.
Uma metodologia valida para verificar quais os conhecimentos que as crianças já tem, é fazer várias perguntas sobre o assunto e pedi que as crianças executem uma atividade prática ( desenho).
As perguntas devem ser complexas no sentido onde os alunos tenham que dar uma justificativa sobre o conceito que tem. O que na verdade acontece é que as crianças colocam em cima do conceito recebido, seus proprios significados, a este processo é dado o nome de conhecimentos alternativos.
Concepções alternativas: criações pessoais e semelhanças com a história da ciências
Mediante entrevista feita com um garoto chamado Leonidas de nove anos, sobre a tematica Terra, observa-se que mesmo com um grande número de nformações corretas, a criança vai construir uma imagem do conhecimento que na maior parte das vezes é avesso as explicações cientificas.
Posteriormente foi entrevistado uma outra criança com a mesma idade de