Didadica pedagogia
CAMPUS AVANÇADO DE PRUDENTÓPOLIS
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
ANGELA DERHUN
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
PRUDENTÓPOLIS
2012
ANGELA DERHUN
RESUMO DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Trabalho elaborado pela acadêmica Angela
Derhun, solicitado pela professora Miriam, professora da disciplina de Didática para
Obtenção de nota semestral parcial do 1° semestre Vida e Obra do Autor
O autor Freire desenvolveu um método de alfabetização popular chamado “método Paulo Freire”. Também criou o MOVA – Movimento de alfabetização, que é um programa publico de apoio à educação em salas comunitárias, adotado por varias prefeituras. Paulo Freire foi dotado de grande inteligência e senso critico. Foi professor, ocupou vários cargos governamentais: diretor do Departamento de Educação e cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco; diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife; Supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos; Secretario de Educação da cidade de são Paulo.
Paulo Freire foi exiliado na Bolívia na época ditadura. Trabalhou no Chile movimento de reforma agrária da Democracia Cristã e para a Organização das nações Unidas. Anos depois retornou ao Brasil.
Paulo Freire criticava o sistema tradicional de educação. Por esse motivo elaborou novos métodos de ensino e laçou varias obras literárias com ricos conteúdos para a área de educação.
A educação fundamentada na ética, respeito e na dignidade foi um constante preocupação durante a sua vida como educador e politico.
Paulo Freire faleceu em 02 de maio de 1997.
Capitulo I – Pratica Docente
Ensinar – aprender exige uma experiência sobre tudo diretiva, ética, politica, reflexiva pedagógica.
Segundo François Jacob, somos seres programados, mas para aprender. Quanto mais curiosidades têm de um determinado assunto, mais buscam o conhecimento.
Paulo Freire sita o educador