dicionário fashion
HI-LO: do inglês high (alto) e low (baixo). É usado na moda para dar nome aos looks que misturam peças caras, de grandes grifes, com itens baratinhos e sem assinatura - como uma bolsa Chanel usada com uma camiseta Renner.
INSPIRED: ‘Inspiração’, não leva o nome da marca original, mas pode ter modelo muito parecido, com qualidade na maioria das vezes e por um preço menor. Inspirações são muito encontradas no meio de eletrônicos e fast fashion. Como falsificação (e plágio) é crime, nunca serão exatamente iguais às originais de grife, o que possibilita uma maior variedade de cores, materiais, modelos, tamanhos, funcionalidades.
FAST FASHION: Fast-fashion, traduzido como moda rápida, é o termo utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida e contínua de suas peças, trocando as coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e com preços acessíveis. O conceito foi criado na Europa por grandes varejistas, como H&M, Zara e Top Shop. No Brasil, grandes redes de varejo, como a C&A, a Renner e a Riachuelo, aderiram à tendência.
VINTAGE: é termo usado para roupas (realmente) antigas que marcaram determinada época. Achados de brechó de décadas passadas.
T-SHIRT: nada mais que a velha e boa camiseta nossa de cada dia, que nos dias atuais recebeu o apelido diminutivo de ‘tee’.
OFF-WHITE: variação de branco. Branco ‘sujinho’.
PRÊT-À-PORTER: do francês, ‘pronto para usar’, o oposto de alta costura. Roupas prontas divididas por tamanhos e não feitas sobre medida.
IT: a definição de ser it é como ser ou ter aquele diferencial, um algo a mais. É a peça que levanta a produção: bolsas e sapatos são os favoritos das mulheres. No caso das meninas mais estilosas, a definição é it girl - garota que se destaca pelo seu estilo e é copiada por outras meninas.
LBD: sigla para ‘Little Black Dress’, o vestidinho preto básico.
COCKTAIL-DRESS: vestido