Posicionamento estratégico: A experiência de consumo com conceito de luxo para o consumidor final de Fast Fashion
Strategic Positioning: The consumer experience with luxury’s concept for the final consumer of Fast Fashion
BRUNIERI, Bruna Fernanda dos Santos; Profissional de Marketing e Propaganda;
Universidade Estadual de Londrina; brunabrunieri@gmail.com SANCHES, Maria Celeste de Fátima; Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de São Paulo;
Universidade Estadual de Londrina; tsanches@sercomtel.com.br RESUMO
O presente artigo propõe uma análise, através de pesquisa bibliográfica e de campo do setor estudado, que ofereça ao consumidor de fast fashion elementos que possam transmitir a experiência com conceito de consumo de luxo. Para isso, precisaram-se entender conceitos do fast fashion e do luxo para poder relacioná-los.
Foi preciso também uma pesquisa de campo, para buscar o significado de luxo para os consumidores de Londrina-Pr. Porém, verificou-se que apesar dos pesquisados considerarem que a qualidade é o principal item de luxo, o consumo de luxo é um consumo emocional, as pessoas compram quando a emoção extrapola a razão, é um produto que busca sensações e não função.
Palavras-chave: Fast Fashion; Luxo; Moda; Consumo
ABSTRACT
This aim of this article was to investigate the fashion consumption’s influence in the identity construction during adolescence. To that end, a literature review, an analysis of advertising images and a qualitative survey was conducted. This way, it was verified a fashion consumption positivity in this process, as a tool to compose and express the personality of the young. However, it was found that some strategies used by the fashion marketing to youth can be harmful and cause problems to their self-image acceptance.
Keywords: Fast Fashion; luxury; Fashion; consumption
INTRODUÇÃO
O sistema de moda tem uma ordem que é conhecida desde o final da idade média,
com