Dicionário Colonial
- Monopólio: controle exclusivo de uma atividade.
- Grandes navegações tiveram inúmeras significados no século XV e VXI:
* Aventuras e descobertas geográficas; * expansão do comercio e da fé cristã; *mistura de ideias do tempo das cruzadas e dos novos tempos da burguesia.
- Ceuta: cidade comercial árabe no norte da África.
- Mercantilistas: Estados absolutistas.
- Constantinopla (hoje Istambul, Turquia): era um importante posto comercial, capital de outrora do Império Bizantino.
- Tratado de Tordesilhas: Portugal e Espanha deram partida para as grandes navegações europeias. Para diminuir a disputa, resolveram dividir entre eles o mundo a ser conquistado- e apenas entre eles... Em 1493, Papa Alexandre VI sugeriu cortar o Oceano Atlântico por um meridiano (linha imaginária). Se os portugueses tivessem aceitado a sugestão inicial, teriam ficado apenas com “gotas do oceano”! Protestaram, exigindo novo acordo que puxasse a linha, mas a esquerda (oeste). Foi então assinado o Tratado de Tordesilhas. Com a ideia que os portugueses já desconfiavam ou sabiam da existência do Brasil, eles pediram para puxar essa linha para a esquerda (oeste).
- Cristovão Colombo: italiano. Ganhou experiências e dinheiro viajando em navios que faziam trafico de escravos africanos. Ele queria de todo jeito alcançar as riquezas do Oriente. Como os espanhóis não tinham conhecimento dos portugueses sobre a Costa da África, eles arriscaram outro caminho: navegar para Oeste. Com a ideia que a terra era redonda, então pelo Oceano Atlântico indo para Oeste, chegariam no Japão e na China. Foi essa ideia que convenceu os reis espanhóis Isabel e Fernando a financiar a expedição naval de Colombo. Ao descobrir a America, 1492, mostrava preocupação com o ouro, chegou a fazer contas que lucraria bastante escravizando os índios [ Colombo acreditava que tinha chegado as Índias Orientais].
- Vasco da Gama: chegou à Ásia (Índia). Comerciou com os