Dicionario
RA: 151328765
Curso: Ciências Contábeis - Sociologia 1° termo
Alienação, anomia, antinomia, capitalismo, classe social, comunismo, controle social, consciência coletiva, costumes (mores), cultura, cultura de massa, desvio social, estereótipos, estratificação social, hábito, ideologia, infraestrutura, instituições sociais, padrões culturais, papel social, sanções, processos sociais (cooperação, competição e conflito), sincretismo, socialismo, socialização, status social, transculturação, usos (folkways).
ALIENAÇÃO: A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Processo que deriva de uma ligação essencial à ação, à sua consciência e à situação dos indivíduos, pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que o processo e os seus produtos apareçam como indiferentes, independentes ou superiores aos homens que são, na verdade, seus criadores. No momento em que a uma pessoa o mundo parece constituído de coisas – independentes umas das outras e não relacionadas – indiferentes à sua consciência, diz-se que esse indivíduo se encontra em estado de alienação. Condições de trabalho, em que as coisas produzidas são separadas do interesse e do alcance de quem as produziu, são consideradas alienantes. Em sentido amplo afirma-se que é alienado o indivíduo que
ANOMIA: Ausência de normas. Aplica-se tanto à sociedade como a pessoas: significa estado de desorganização social ou pessoal ocasionado pela ausência ou aparente ausência de normas.
ANTINOMIA: Situação em que as normas de um grupo ou sociedade são contraditórias ou opostas entre si.
CAPITALISMO: Sistema em que os meios de produção são de