Dicionario de Química
Dicionário de Química
A
ACETATO: sal derivado do acido acético. Em geral um sólido cristalino.
ACÉTICO: que possui o radical acético (CH3COO—) ou é referente ao ácido acético. Ainda o que possui gosto azedo de vinagre.
ACETILENO: também denominado ETINO (CH CH). Gás facilmente inflamável, usado em solda oxi-acetilenica.
ACETONA: nome oficial propanona. É um líquido incolor, muito volátil, menos denso que a água e solúvel em água e álcool.
ACIDIFICAR: o mesmo que acidular. Tornar ácido. Adicionar composto ácido, diminuindo o pH para valores inferiores a sete.
ÁCIDO ACETILSALISILICO: também chamado de ASPIRINA , um analgésico e antipirético bastante usado na medicina. Ver ácido salícilico.
ÁCIDO BENZÓICO: Também chamado ácido benzenocarboxílico. Um composto branco cristalino C6H5COOH. Existe na natureza em algumas plantas e é usado como conservante de alimentos.
ÁCIDO CARBÔNICO: é um diácido, H2CO3, que se forma em solução quando se dissolve dióxido de carbono em água. O ácido puro não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a menos 30 graus Celsius. O ácido carbônico da origem a dois sais: carbonatos e hidrogenocarbonatos. ÁCIDO CARBOXÍLICO: a combinação de um grupo carbonila e um grupo hidroxila resulta num outro grupo funcional, o grupo carboxílico (ou carboxila). Este grupo aparece na composição dos ácidos carboxílicos, pois em solução aquosa libera íons hidrogênio (H+).
ÁCIDO CIANÍDRICO: também chamado cianeto de hidrogênio ou ácido prússico é um gás ou líquido incolor, HCN, com um odor característico a amêndoas amargas. É uma substância venenosa que se forma pela ação de ácidos sobre cianetos metálicos. O cianeto de hidrogênio é um ácido fraco, pois se ioniza muito pouco quando dissolvido na água.
ÁCIDOS DE LEWIS: substâncias que podem receber um ou mais pares de elétrons.
ÁCIDOS DE BRONSTED: substância capaz de doar um próton (H+).
ÁCIDO DE ARRHENIUS: substância que libera íons hidrogênio (H+)