bioética
A experimentação animal é ou não um método adequado para a ciência?
Não é uma questão de sim ou não, pois dependendo de algumas situações a experimentação com animais é desnecessária, como por exemplo: testes para alisar cabelo estariam sacrificando os animais em algo que só iria trazer a beleza. O mais adequado seria a experimentação ser feita apenas em algo que resultaria em beneficio a saúde, é o mais adequado, mas não quer dizer que seja certo.
Mas á uma questão em vista, caso o uso de animais venha a ser proibido, a grandes possibilidades de que as pessoas menos favorecidas economicamente venham a se tornar as novas “cobaias”, não creio que a sociedade brasileira aceitaria a proibição do uso de animais em pesquisas por está razão.
É uma questão de opinião, eu não sou a favor e nem contra, mas reconheço que a ciência teve grandes avanços com essa técnica. Por isso este caso não pode ser resolvido apenas na base da emoção, mas também com a razão, pois existem dois lados, o bom e o ruim. Se avaliarmos os dois lados, o ruim seria que estaríamos maltratando animais, o bom seria que eles estariam contribuindo com o avanço da ciência, pois os pesquisadores podem descobrir curas para algumas doenças. Se as pessoas que são contra refletissem por esse lado acho que elas mudariam sua forma de pensar.
Percebemos que não á uma resposta concreta para este caso, pois nós humanos sempre vamos depender de outras vidas para a nossa existência e evolução, seja ela animal ou humana.