Quimica Marcelo
Terminologias Químicas em Libras: A Utilização de
Sinais na Aprendizagem de Alunos Surdos
Sinval Fernandes de Sousa e Hélder Eterno da Silveira
No presente trabalho, apresentamos reflexões e apontamentos sobre a utilização de sinais referentes às terminologias químicas na língua brasileira de sinais. O trabalho revela a dificuldade dos professores de química em abordar esse conteúdo para pessoas com deficiência auditiva. Mostra ainda a relação entre intérpretes, professores e alunos surdos, bem como o processo de apropriação e utilização de alguns sinais por alunos surdos em aulas de química na cidade de Uberlândia (MG) e suas relações com os conceitos químicos. libras, terminologias químicas, surdez
Recebido em 04/05/2009, aceito em 07/10/2010
N
os últimos anos, estamos assistindo à derrocada de valores humanos (ambientais, educacionais, políticos, éticos...) nos diversos setores da sociedade.
Lamentavelmente, essa crise tem agravado-se pela insustentabilidade das ações em prol de melhorias na qualidade de vida do ser humano, o que, por sua vez, gera, além da destruição do meio natural, a perda de diversidade biológica e cultural.
A homogeneização das culturas, a estagnação das diferenças, a degradação dos ecossistemas e o esgotamento dos recursos têm sido fatores determinantes nesse processo de mudança no cenário mundial. Cada vez mais, homens e mulheres precisam questionar as transformações do meio em que estão inseridos e a educação deve agir como um dos muitos elementos fulcrais de reflexões para os indivíduos se posicionarem frente ao mundo modificado científico e tecnologicamente.
Nessa vertente, o ensino de ciências possui importante papel. Voltado
para uma educação emancipatória, colaboraria na promoção intelectual dos indivíduos e em sua participação na tomada de decisões relativas à aplicação dos novos conhecimentos na sociedade. A esse respeito, a
Conferência Mundial sobre a Ciência para o Século XXI, auspiciada pela