dicionario de quimica
De
Química
E
Física
Química
ÁTOMO: a parte mais pequena de um elemento que pode existir quimicamente. Os átomos são constituídos por núcleos pequenos e cheios de prótons e de neutrons rodeados por elétrons que se movem.
AREIA: partículas de rochas com diâmetros da ordem de 0,06 - 2,00 milimetros. A maioria das areias são compostas principalmente por partículas de quartzo, que resultam da ação da erosão sobre rochas quartzíferas.
ÁTOMOS POLIELETRÔNICOS: átomos que contém dois ou mais elétrons.
ÂNION: um íon carregado negativamente, que é atraído para o anôdo na eletrólise.
ÁGUA DURA: água que contém os íons cálcio (Ca+2) e os íons magnésio (Mg+2).
ADESIVO: uma substância usada para unir superfícies. Os adesivos são normalmente soluções coloidais, que dão origem a um gel.
ÁCIDOS DE LEWIS: substâncias que podem receber um ou mais pares de elétrons.
ÁCIDO LÁCTICO: é um ácido propanóico que foi substituído um hidrogênio por um grupo hidroxila do carbono secundário, é produzido em seus músculos quando você faz exercício físico. Este ácido está também presente no leite azedo.
ÁCIDO SALICILICO: sólido incolor, pouco solúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. É utilizado como antisséptico na desinfecção de feridas e na preservação de frutos, alimentos, etc. Conhecido como o nome de ácido orto hidróxi benzóico (HO - C6H4 - COOH). Seu maior consumo é na preparação do ácido acetil salícilico, quando na reação o hidrogênio da hidroxila é substituído por um grupo acetil (- CO - CH3)
ÁCIDOS DE BRONSTED: substância capaz de doar um próton (H+).
ÁCIDO CARBÔNICO: é um diácido, H2CO3, que se forma em solução quando se dissolve dióxido de carbono em água. O ácido puro não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a menos 30 graus Celsius. O ácido carbônico da origem a dois sais: carbonatos e hidrogenocarbonatos.
ÁCIDO FÓRMICO: o ácido carboxílico mais simples é o ácido metanóico ou fórmico,HCOOH , é uma