Vínculo Ódio resumo
Curso de Secretariado 611
Os Quatro Vínculos
O Vínculo do Ódio
Porto Alegre, Maio de 2014.
ETIMOLOGIA E CONCEITUAÇÃO
O vocábulo ódio vem do latim odium, com o significado de ira, raiva. A palavra ódio em inglês é hate, iniciada com H, onde a mesma aparece em todos os textos do psicanalista Bion, para referir-se a este sentimento e vínculo.
Com os respectivos vínculos o sentimento de ódio, é presente na mitologia, na bíblia, na ideologia política, nas guerras, etc. As causas podem ser: religiosas, sociais, atos de vingança, justificada defesa de honra, etc.
As guerras não se resumem em indivíduos, pois se propagam para a população, já que o ódio existe em cada um.
DIFERENÇAS ENTRE AGRESSÃO E AGRESSIDADE
Os termos agressão e agressividade são vistos em duas significações principais: uma refere-se a uma agressão destrutiva e a outra de agressividade construtiva. E apesar de serem palavras muito parecidas, possuem significados diferentes.
Porém, alguns autores consideram que a agressividade se apresenta no psiquismo como uma força que exerce uma pressão irredutível e persistente. Apesar de caráter construtivo, pode vir a atingir limites insuportáveis, aonde o homem venha a descarregar essa tensão de agressividade em forma de agressões aos outros.
A palavra agressividade pode ter o sentido de: ir ao encontro, sinônimo de iniciativa, ambição, decisão ou coragem se vista propriamente dito do seu significado e a palavra agressão de prejudicar diretamente.
Etimologicamente o verbo agredir, deriva do latim em combinação do prefixo ad (para uma direção) e com o étimo gradior (genitivo Gressus), cujo significado é marcha para frente.
Sendo assim agredir tem uma significação positiva, no sentido de que nossos antepassados, necessitavam manter a preservação da individualidade de cada um deles, para alimentar-se, por exemplo, agredindo o meio ambiente para colher frutos, ou com uma ação predadora