Dicas para uma negociaçao
Não fique refém do vendedor. Aprenda a virar o jogo e conheça as melhores técnicas para negociar e conseguir bons descontos
Por Gustavo Henrique Ruffo
More Sharing ServicesCompartilhe | Share on facebook Share on delicious Share on stumbleupon Share on google Share on twitter
Uma compra pode ser tanto um motivo de satisfação quanto de frustração. Quem não conhece a história de alguém que queria um carro básico e acabou saindo da loja com um modelo completo? Ou do cliente que precisava um hatch e o vendedor convenceu-o a levar um sedã? Para evitar arrependimentos e garantir a satisfação, a ferramenta importante é a negociação bem feita na hora da compra. Acompanhe a seguir um roteiro com passos básicos para você fazer sempre um bom negócio.
Não tenha pressa
O argumento de vendas mais batido do mundo ainda é usado justamente porque funciona. A fim de fechar negócio rapidamente, vendedores dizem que a oferta vai acabar no mesmo dia, que não há outros carros como aquele ou que antes alguém veio ver o modelo da vitrine, gostou e deve voltar à tarde para levá-lo. Não caia nessa.
“O primeiro cuidado que se deve ter é evitar a compra por impulso”, diz Renata Reis, técnica da área de assuntos financeiros da Fundação Procon, em São Paulo. Lembre-se sempre de que um bom negócio precisa de tempo para amadurecer. Além disso, há sempre outra concessionária que vai ter oferta semelhante. O ideal é voltar no dia seguinte. Se o negócio ainda continuar atrativo, então pode assinar o cheque.
Saiba o que quer
Bons vendedores costumam ser reconhecidos por fazer alguém levar um modelo diferente do que procurava. Boa lábia, falta de tempo para pensar e um financiamento longo de parcelas baixas podem fazer maravilhas. Antes de entrar na loja, tenha em mente de que modelo você precisa, os opcionais e o máximo que está disposto a pagar.
Procure se informar sobre valores de seguro, manutenção, economia de combustível, tamanho