DICAS PARA MOVIMENTO DE C MERA
A atuação da câmera se desdobra em três domínios:
I. Enquadramentos de Câmera
Enquadramentos, também chamados de planos de câmera, são responsáveis pelos níveis de aproximação e distanciamento entre a câmera e o objeto filmado, sejam locações ou personagens. Os planos ou enquadramentos se dividem em: plano geral, plano de conjunto, plano americano, plano médio e plano fechado (close). A adoção de um dos planos de câmera em uma situação de filmagem está relacionada com a intenção do documentarista em obter rendimentos de expressão, como informar, descrever, revelar, dramatizar, questionar, emocionar.
II. Movimentos de Câmera
Os movimentos de câmera respondem pela forma como a câmera interage com as situações e personagens do filme, definindo sua atuação como um elemento vivo, dinâmico e que dá ritmo às imagens. São os principais movimentos de câmera: panorâmica horizontal e vertical, travelling, zoom in e zoom out. Os movimentos de câmera contribuem para dar agilidade aos planos filmados.
III. Posicionamento da Câmera
A escolha do posicionamento da câmera em relação ao que vai ser filmado é essencial para definir sob que ângulo será enquadrada a imagem e, portanto, será visto o personagem ou a situação a ser documentada. Posicionar a câmera é escolher e selecionar o ponto de vista do olhar a ser estabelecido no filme documentário.
Outro conceito relacionado ao uso e linguagem da câmera é a decisão entre o uso da câmera objetiva - a câmera que se posiciona e se movimenta com o ponto de vista de quem narra o filme, e a câmera subjetiva, que representa a visão do personagem na situação que é vivenciada por ele.
A elaboração do roteiro de um documentário deve prever, nas cenas a serem escritas, a indicação do tipo de utilização a ser dada à câmera na situação a ser filmada. Indicar a ação da câmera é uma forma do roteiro do documentário apontar para o modo como pretende que a cena seja filmada.