Dicas de um Triatleta
Sempre realizar aquecimento antes das provas, no mínimo 10 a 15 minutos. O tempo do aquecimento deve ser proporcional ao tamanho da prova a ser feita pelo atleta. Isso ajuda a acelerar os batimentos cardíacos, aumentando a circulação do corpo e promove a ampliação da movimentação dos quadris com antecedência.
O treinamento voltado ao aumento do nível de estresse corporal pode ser tão eficiente quanto treinamento baseado em distâncias e tempos. Isso quer dizer que a exigência cada vez maior do seu corpo facilita o aumento condicional. Manter treinamentos baixos e constantes proporciona maior eficácia nos dias de prova do que treinamentos altos e baixos em dias irregulares. O atleta deve seguir uma planilha que será sempre individualizada.
Aumentar a frequência da passada tentando manter a amplitude da mesma. Com isso provocamos o aumento do esforço cardiovascular e diminuímos o esforço muscular.
Procurar fazer outra atividade física para trabalhar outras musculaturas. Natação e outras modalidades dentro da água são indicadas, por serem completas e livres de impactos. Bicicleta também pode ser uma boa aliada da corrida, já que promove o fortalecimento do quadríceps.
Por proporcionar maior controle dos movimentos a corrida na esteira pelo menos uma vez por semana desenvolve o equilíbrio e estabilidade corporal.
Exercícios de musculação, agachamentos com pouca carga proporcionam um treinamento funcional, fortalecendo a musculatura sem prejudicar a postura.
Priorizar os alongamentos após os treinos. Não pare imediatamente, lembre-se que seus músculos estão contraídos.
Após grandes provas colocar as pernas para o alto pelo menos 15 minutos ou imersão dos membros inferiores em água gelada para acelerar a regeneração muscular.
Preferir bebidas isotônicas durante provas e treinos, ela possui sais minerais, carboidrato e glicose que são absorvidos pelo corpo e retarda a fadiga durante a atividade, mais ou menos um copo a cada milha. A água