missão apolo 13
Mas, o que foi que aconteceu na Missão Apollo 13:
Durante o voo da Terra à Lua, ocorreu a explosão de um tanque de oxigênio no módulo de serviço, arrancando parte da cobertura lateral da nave, que ficou com um estoque crítico de oxigênio e quase sem energia elétrica.
Imediatamente foi cancelada a descida na Lua.
A equipe da Apollo 13 só poderia reagir como reagiu: de maneira serena, eficiente, rápida. Surpreendida pelo desastre na viagem de ida, não mostrou medo. Os astronautas apenas sentiram decepção por não poderem levar sua missão até o fim. Mantendo uma troca intermitente de informações técnicas, tomaram as primeiras providências com absoluta precisão. Sabiam que do ponto onde estavam, mais próximo da Lua que da Terra, teriam de continuar em direção ao satélite natural e contorná-lo.
Uma conclusão evidente, é que mudanças rápidas exigem do líder flexibilidade para adaptar-se e competência para liderar e trabalhar sobre pressão de prazos, metas, orçamentos e resultados.
A tripulação passou frio, e teve de contar com o equipamento de suporte à vida do módulo lunar, em função dos sérios problemas enfrentados pelo módulo de comando.
Mesmo com as reservas de água, oxigênio e eletricidade se extinguindo, enquanto o ambiente do Aquário (módulo lunar) tornava-se cada vez mais contaminado pelo dióxido de carbono, os astronautas não perderam o "senso de humor americano".
Deve-se tomar como exemplo em uma empresa, pois, mesmo em momento de estresse, um fator que poderia ser extremamente prejudicial à situação, os astronautas tiveram a inteligência e a experiência profissional para alterar a situação. Desempenhos este fundamentais, são as habilidades