Dicas administrativas
Há vários aspectos a analisar ao se desenhar a estratégia e diferentes modelos nos ajudam a colocar estes aspectos em foco. Nesta seção sintetizamos alguns destes modelos úteis para criar e evoluir a estratégia de qualquer negócio. Cada modelo funciona como uma lente que destaca certos aspectos do mundo observado, mas ofusca outros. Portanto, cabe ao gestor escolher a lente adequada dependendo daquilo que pretende observar no mundo onde sua empresa atua.
A reflexão estratégica é um processo estruturado de elaborar e tentar responder perguntas sobre "o que fazer para colher resultados hoje e o que plantar para preparar a colheita de amanhã".
A ênfase exagerada no curto-prazo bloqueia a percepção das mudanças e a capacidade de inovação. Olhar apenas para o futuro, por outro lado, tira de foco das decisões imediatas que garantem a sobrevivência e constroem a capacidade de investir na inovação. O equilíbrio entre agora e amanhã é o objetivo de toda reflexão estratégica.
Para ilustrar esse compromisso entre o agora e o daqui há pouco podemos recorrer à metáfora de uma corrida derally.
O piloto mantém sua atenção no contexto pontual, no aqui e agora: na próxima curva, no próximo minuto, na próxima mudança que exige uma ação com o volante ou os pedais.
Já o navegador tem sua atenção voltada para o contexto global: o mapa, o ritmo da corrida, o desenho da estrada à frente, as rotas alternativas, a previsão do tempo.
A capacidade de integração entre motorista e navegador em um rally aumenta suas chances de sucesso. A integração entre ação no curto prazo e prospecção de tendências e planejamento de ações no médio e longo prazos contribuem para o sucesso da empresa.
Muitas perguntas devem ser respondidas no desenho de uma estratégia de negócio (com o auxílio das "lentes" citadas no item Estratégia).
Por exemplo:
Sobre o mercado * Quem são os