Criação de empresa de contabilidade
O presente trabalho tem como objetivo abordar a função de uma empresa de contabilidade, mostrando como é a sua estrutura organizacional, a rotina dos funcionários, e os gastos da empresa, tendo como base uma entrevista realizada com os sócios da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
A entrevista foi realizada com a senhorita Patrícia Moura, que possui curso superior completo em ciências contábeis e já trabalhou por três anos em uma empresa do ramo de atividade a ser desenvolvida e com sua sócia Beatriz Sampaio, que também possui curso superior completo em ciências contábeis.
A idéia de criar um negócio próprio surgiu logo que se formaram no curso de contabilidade, pois as duas recém formadas dispunham de uma reserva financeira razoável, que aliado ao conhecimento recentemente adquirido proporcionaria às duas uma renda mensal exercendo a profissão que ambas gostavam.
Sendo assim criaram uma empresa de pequeno porte prestadora de serviços, onde o ramo de serviços é a contabilidade.
Desde então a missão da empresa tem sido buscar a excelência nos serviços prestados, promovendo o desenvolvimento, social, econômico e tecnológico sempre tendo como prioridade o respeito à sociedade, aos colaboradores e o meio ambiente.
Para uma estrutura organizada a empresa foi dividida em três departamentos: pessoal, fiscal e o contábil.
As sócias em como um acordo decidiram que teriam as funções de fazer registros contábeis das empresas, cuidar de documentação, abertura e fechamento de empresas, prestar assessoria, fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.
Departamento de pessoal – Este departamento é ocupado por Rafaela Ramos que é responsável pelas por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
O setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem