Dibs: em busca de si mesmo - humanismo
Após a leitura do livro Dibs em Busca de Si mesmo, formulou-se o devido trabalho para identificar os Pressupostos Básicos, os quais haviam sido apresentados aos alunos do Curso de Psicologia durante o Intensivo de Humanismo: Os Pressupostos Fundamentais. Após a leitura do livro, tornou-se muito agradável aprofundar-se, e explorar com um novo olhar a Ludoterapia e a evolução que o paciente apresentou durante a terapia, sendo que, torna-se gratificante ver tal crescimento pessoal de uma criança com tamanhas limitações impostas por si mesmo. Contudo, a escritora mostra no decorrer do livro como Miss A. desempenha o papel de permitir esta maturação de modo natural, e então passa a conhecer o mundo que posteriormente era intocado, o verdadeiro Dibs.
Os Pressupostos Básicos – Dibs em Busca de Si Mesmo
Tendência Atualizante
Seria minha responsabilidade comunicar-lhe da melhor maneira que pudesse, principalmente através de minhas atitudes e filosofia, que sua intimidade, seu mundo pessoal lhe pertenciam, de fato, e que só a ela caberia decidir se queria abrir a porta e deixar-me compartilhar de alguns aspectos dele. E se ela assim o decidisse, não a apressaria e nem tentaria arrancar-lhe nada que pela sua livre vontade não oferecesse, mas confiaria em sua habilidade em dividir seu mundo com outra pessoa. E se, porventura, ela decidisse conservar suas portas fechadas, eu certamente não tentaria sequer bater nelas. Deixaria que, à hora certa, ela mesma tentasse abri-las sem pressões exteriores.
Pág: 73
Suspirou, enfim, profundamente. Ficou um pouco de lado e dirigiu-me um rápido olhar.
- Há tantas coisas no mundo - disse. - Apenas olhando por esta janela, posso ver tantas coisas maravilhosas. Árvores que crescem altas e fortes! Uma igreja que sobe em direção ao céu. Vejo pessoas passando. Todo tipo de pessoas! Vejo, ainda, automóveis e caminhões. E aquelas pessoas. Há gente de todo tipo. Algumas vezes sinto