pedagogia
Distintas concepções sobre a educação e o papel da escola podem ser associadas a diferentes entendimentos ou ênfases a respeito do currículo. Cabe retomá-las, no entanto, para não perder de vista na sua definição aquilo que é central: a especificidade da escola. Cabe, portanto, à escola cumprir o objetivo antropológico de garantir a continuidade da espécie humana, socializando para as novas gerações o que resulta do seu desenvolvimento cultural, como base para essa continuidade (LIMA, 2006). O currículo é o elemento orientador da organização do trabalho escolar.
Em determinado momento da evolução da humanidade, tornou-se necessária a introdução de uma nova instituição social para garantir a transmissão dos saberes. Criaram-se, então, um espaço e um tempo separados da vida cotidiana para realizar tal objetivo: a escola e o tempo escolar.
SAVIANI (2003), no texto intitulado “Sobre a Natureza e Especificidade da Educação”, desenvolve a ideia de que a Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, sendo a sua compreensão condicionada à compreensão do homem. O autor sinaliza que o que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho, e que a Educação, além de ser uma