Diario de Campo de Serviço Social
Data: 12/09/20014
Atividade: Visita domiciliar
Objetivo da atividade: Negociar o remanejamento da família do terreno onde residem atualmente, o Conjunto Habitacional Haroldo de Andrade, em Barros Filho, RJ.
Registro:
O terreno da família fica localizado na Rua: Almirante Santiago Dantas, onde atualmente se chama Avenida Brasil. Fica localizada em frente à estação de trem de Barros Filho. A família não demonstrou em nenhum instante, pretensão de abandonar suas casas. A assistente social Rosalina em conversa informal veio intervindo com os assistidos, perguntando sobre saúde entre outras coisas que fariam a diferença durante a intervenção.
De acordo com uma das moradoras Elisângela, filha da matriarca D. Salete de 74 anos de idade, sua mãe mora naquele terreno à aproximadamente 60 anos, e como é do interior do Rio Grande do Norte está acostumada a cultivar a terra, e perder essa possibilidade seria muito ruim para ela.
Há aproximadamente 5 anos, começaram os entendimentos para a retirada das famílias dos terrenos da rua informada anteriormente, onde existia plantação de batata-doce, banana, dentre outros.
Duas famílias foram retiradas com força policial e mandato de reintegração de posse e a terceira, uma das irmãs, recebeu uma unidade habitacional no conjunto e uma das famílias entrou na justiça, segundo a moradora Elisângela, na intervenção policial foram acompanhados por trabalhadores do Estado onde os moradores tiveram seus bens destruídos sem as devidas autorizações.
Até a data da intervenção da assistente social, ninguém havia negociado diretamente com a família.
Com a chuva que ocorreu no dia 12/12/2013, houve enchente em duas das casas do terreno, onde as famílias acabaram perdendo praticamente todos os móveis e prejudicou bastante a estrutura da casa.
Tivemos acesso ao interior da casa, conhecendo a irmã Edméia que é cadeirante. No entanto, a família não tem