Fichamento Sobre Diario De Campo
“Este artigo chama a atenção para a importância da documentação no cotidiano da intervenção profissional e destaca o registro em diário de campo das ações profissionais.” (P.93).
“(...) a documentação é fundamental no processo de obtenção e análise de dados, pois permite a sistematização da intervenção desenvolvida pelos Assistentes Sociais e estudantes tanto nos processos investigativos sobre a realidade social, os sujeitos e o processo de intervenção profissional, (...)” (P.93).
“(...) O diário de campo, mais do que apenas guardar informações, pode conter reflexões cotidianas que, quando relidas teoricamente, são portadoras de avanços tanto no âmbito da intervenção, quanto da teoria.” (P.93).
Introdução
“O presente texto procura traçar considerações iniciais sobre o momento de documentação da ação profissional dos Assistentes Sociais. O que motivou a sua realização foi a constatação da dificuldade dos estudantes de Serviço Social (...)” (P.94).
“(...) e mesmo dos profissionais de realizarem registros consistentes sobre a intervenção profissional e a realidade social, (...)” (P.94).
“(...) no qual se analisa a intervenção, procurando estabelecer novas prioridades e reconhecer as demandas, quanto no momento de refletir criticamente sobre a realidade e os processos interventivos. (...)” (P.94).
“As reflexões realizadas têm como cenário a preocupação com o debate de uma profissão, cuja dimensão técnico-operativa é definidora de sua própria identidade. (...)”. (P.94).
“(...) a documentação não pode ser negligenciada no contexto do exercício profissional, considerando a sua relevância para o processo de conhecimento e sistematização da realidade, (...)” (P.94).
“(...) do planejamento, da qualificação das ações profissionais, bem como da sua importância ao alicerçar a produção de conhecimento. (...)” (P.94).
“(...) o diário de campo tem uma