Diferen A Entre Interpreta O E Leitura
É fato que a leitura é essencial para a aquisição de conhecimentos e domínio de linguagem, tanto oral quanto escrita. Podemos dizer que a leitura é um processo, no qual se realiza a compreensão e interpretação do texto.
Segundo a leitura proposta, a leitura é um processo pelo qual o leitor atribui sentindo ao texto de forma ativa, ou seja , o leitor desenvolve a leitura de uma forma dinâmica, ele participa ativamente na construção de seu significado partindo-se de conhecimentos adquiridos anteriormente, podendo então dialogar com o texto exprimindo sua opinião critica, ou limitando-se a simples receptor de um texto pronto e acabado.
A leitura, segundo o texto, é um processo, e como tal, faz-se necessário a inteiração do leitor com o texto. Sendo assim, exigirá do mesmo o ato de mergulhar no texto, absorvendo os sentidos voluntariamente, ou seja, a vontade na qual o leitor busca satisfazer suas expectativas, neste processo de inteiração as interferências e incursões feitas ao texto pelo leitor, de acordo com sua capacidade crítica e formulação em relação a temática proposta é essencial.
Também podemos afirmar que a leitura é composta de etapas que mesmo em suas divisões são interligadas entre si, não podendo assim coexistirem separadamente.
Entende-se a partir destas considerações que a leitura não é algo simplesmente pronto e acabado, mas, algo no qual o leitor está em constante movimento, levando-se em conta que a leitura é um processo passível de mudanças a medida que se atribui sentido a ela.
Dentre as etapas da leitura temos:
A decodificação que seria a primeira etapa do processo, que baseia-se no reconhecimento dos símbolos escritos.
A compreensão, que é a capacidade de entender e captar a estrutura temática do texto,é o ato ou faculdade de entender a ideia proposta permitindo-lhe absorver o seu sentido ou seu significado.
A interpretação, é a capacidade do leitor utilizar o julgamento critico no momento em que