AB 1 Pol Tica 2015
Centro de Educação
Fundamentos Políticos da Educação
Nome: Camila de Souza Nobre
Turma: 3º Pedagogia - Vespertino
Data: 31/03/2015
Atividade de Avaliação
Objetivo da avaliação: produzir um texto que apresente reflexões sobre as relações entre Estado, educação e poder
Tema da avaliação: Educação e Formação Política
Orientações:
1. Atribua um título a partir do tema sugerido
2. Desenvolva um texto com no máximo 60 linhas
3. Utilize como material de referência textos e discussões feitas em sala de aula
4. O texto poderá ser escrito à mão ou digitado
5. A entrega deste texto dera ser feita no dia 01 de abril de 2015
O papel dos espaços educativos na formação política do indivíduo
Se pensarmos em democracia, política e Estado, a Grécia antiga, considerada o berço da civilização Ocidental, logo vem à mente, porém, se tratando de Brasil estamos muito distantes do padrão grego de desenvolvimento individual, intelectual e de cidadania. O que vemos em terra Tupiniquins, via de regra, são cidadão acríticos, sem nenhuma ideologia política.
O processo formativo de um indivíduo tem início no seio familiar. É nela que começa o movimento de humanização, libertação ou opressão à depender da família; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa disso. Com o conteúdo adquirido nos espaços escolares, o indivíduo se prepara para a vida, e tem o poder de se transformar e modificar o sistema vigente. Mas até onde essa escola, criação burguesa atenderá aos interesses do proletariado? Sinceramente, não sei.
Educar é uma ação que deve abranger vários fatores, convivência social, cidadania e a consciência política. A educação formal, além de ensinar o conhecimento técnico e científico deve assumir a responsabilidade de conduzir às pessoas para o exercício da cidadania. Cidadania, esta, que deve ser entendida como o acesso aos bens