Fundamentos de Administração
Frederick W. Taylor (1856-1915) foi responsável por transformar a administração em uma ciência. Os Princípios da Administração Científica, dos quais Taylor tem como característica principal a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.
A logística é um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, sendo responsável por garantir vantagens em relação aos concorrente.
O trabalho tem o objetivo de abordar os principais fatores que interferem no trabalho do profissional de logística e a influência dos princípios éticos no mercado.
DESENVOLVIMENTO
Fundamentos de Administração e Economia
O estudo de Taylor teve inicio por baixo no chão da fabrica onde começou analisando as tarefas e os movimentos utilizados, onde os empregados aprendiam uns com os outros. Ele percebeu que isso levava a diferentes formas de execução de uma mesma tarefa, com isso uma perda de tempo no processo. Foi ai que Taylor elaborou os princípios da administração, sendo eles: Principio de Planejamento, principio de Preparo dos trabalhadores, principio de Controle e principio de Execução. Ele iniciou um estudo fazendo um equilíbrio entre patrão e empregado, ou seja, com alta produtividade baixos custos e melhores salários.
Taylor realizou um desenho de cargos e tarefas e descreveu a forma automatizada em que os operários deviam trabalhar. Com rotinas simples os operários aprendiam mais rápidos as tarefas facilitando ainda o acompanhamento visual da supervisão. A especialização do operário em uma única simples tarefa fez com que Taylor se tornasse um revolucionário do método de produção.
Max Weber identifica algumas características das organizações são focadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. Em suas dimensões essenciais muitos dos aspectos do modelo burocrático podem ser encontrados na teoria de Taylor: a divisão do trabalho baseada na especialização funcional; hierarquia e