Getulio Vargas
ANA CECÍLIA
BIOGRAFIA DE
GETÚLIO VARGAS
SALVADOR
OUTUBRO/2014
ANA CECÍLIA
BIOGRAFIA DE
GETULIO VARGAS
Trabalho apresentado na disciplina de História sob coordenação da professora Dirair Alves
SALVADOR
OUTUBRO/2014
Índice
Introdução _________________ 4
Biografia _____________________5 e 6
Conclusão ______________________7
Referências_______________________8
Introdução
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fechou o Congresso Nacional em 1937, instalou o Estado Novo e passou a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo foi centralizadora e controladora, a seguir iremos conhecer mais sobre este assunto.
Desenvolvimento
Getúlio Vargas (1883-1954) foi presidente do Brasil. Criou inúmeras leis trabalhistas, entre elas, o salário mínimo e as férias remuneradas. Assumiu o poder no dia 3 de novembro de 1930, como líder da Revolução que derrubou o presidente Washington Luís e mudou os rumos da história do país. Começou a "Era Vargas". Levado ao poder por uma junta militar, Getúlio assumiu o governo provisório, que se estendeu até julho de 1934, quando finalmente foi eleito presidente pela Assembléia Constituinte. Getúlio concentrou em seu poder todas as decisões do país. Em novembro de 1937 estava instituída uma ditadura no Brasil, que durou até 29 de outubro de 1945 quando Getúlio foi deposto pelos militares.
Em 1951 Getúlio volta à presidência da República, desta vez pelo voto popular. Era a "Nova Era Vargas". Consolida-se o populismo, volta a amparar os trabalhadores assalariados e defender as riquezas nacionais. Autoriza o aumento de 100% do salário mínimo, provocando revolta entre os patrões. Critica a remessa do lucro das empresas