Diareia
Sintomas, Tratamento, Cuidados de Enfermagem
09/04/2013
Anne Caroline Rosa
Anne Karoline Santos
Sumario
* Definição
* Causas
* Classificação da Diarreia
* Sinais e Sintomas
* Tratamento
* Diagnostico
* Complicações
* Cuidados de Enfermagem
Definição
* Diarreia é uma perda excessiva de água e eletrólitos que ocorre com a eliminação de uma ou mais evacuações de fezes sem formato. É um sintoma de muitas afecções e pode ser causada por muitas doenças. Os efeitos da diarreia são mais ameaçadoras para os bebês e crianças pequenas, do que para a criança maior e o adulto.
Causas Não infecciosas: * Falta de higiene no preparo da mamadeira; * Erros alimentares ou mudanças de dieta; * Ingestão de alimentos ou substâncias tóxicas; * Decorrentes de doenças como: Doença celíaca, intolerância à lactose, Fibrose cística.
Infecciosa: * Viróticos: enterovírus (vírus ECHO), adenovírus; * Bacterianos: Escherichi coli, Shigella, Salmonella; * Protozoários; * Parasitários.
Classificação da Diarreia
* Diarreia aguda: tempo de evolução inferior a 10 dias, de origem predominantemente infecciosa. * Diarreia aguda prolongada ou protaíca: é a diarreia aguda que se prolonga por alterações secundárias funcionais e/ou morfológicas do trato gastrointestinal, muitas vezes, decorrentes do tratamento inadequado da diarreia aguda.
* Diarreia crônica: tem duração maior de 30 dias; tem causas variadas como: intolerância à lactose, doença Celíaca, Fibrose cística e outras.
Sinais e Sintomas * Fezes com consistência pastosas e líquidas; cor esverdeada ou amarelo-esverdeada; em alguns casos as fezes tem odor fétido; * Fezes com presença de muco, catarro ou sangue, são consideradas caso grave. * Febre; * Cólicas ou dor abdominal: no bebê percebe-se que ele está com dor quando ele chora muito e fica com as pernas encolhidas sobre o abdômen; * Sono