Dialetos do Sudeste
A característica do dialeto mineiro apareceu durante o século XIX. O estado sofreu influência do dialeto do Rio de Janeiro no sudeste, enquanto sul passou a falar o dialeto caipira. A região central de Minas Gerais, contudo, desenvolveu um dialeto próprio, que é o conhecido pelo dialeto mineiro. Assimilação de vogais consecutivas: o urubu passa a ser u urubu.
•Supressão do “d” nos gerúndios: chovendo passa a ser chuvenu. Tomate passa ser tumat (com o “t” levemente sibilado).
•Permutação de “e” em “i” e de “o” em “u” quando são vogais curtas.
•* Aférese do “e” em palavras iniciadas por “es”: esporte torna-se sportchi.
Apesar disso muitas regiões como o Nordeste usam esses dialetos, Abreviando muitas palavras e falando de um modo normal.Variações Lingüísticas – Região Sudeste
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Estaregião é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul.
Minas Gerais
O mineiro ou montanhês é o dialeto do português brasileiro falado na região central doestado de Minas Gerais. Essa variante, que ocupa uma área que corresponde aproximadamente ao Quadrilátero Ferrífero, incluindo-se a fala da capital, Belo Horizonte, é um dos dialetos mais facilmentedistinguíveis do português brasileiro.
Exemplos:
Dialeto mineiro
Cê comprô as ropaqu'eu ti pidi?
Quan zan cê tem?
Que qu'ela falô?
Eu vô na práss c'ocê.
Ei comprô aquês cadern pr'ôcê.
Eu tôajudãn ela carregá as mala.
Gós d'ôcê.
Eu sô de Belorizontch. (ou BH)
Quem qu'é ocê?/Quem qui c'é?*
Conta zora?
Sáb'passad.
Cê' é daqimês?
Mas'