Dialeto
SANDRA APARECIDA ALVES
ANÁLISE SOBRE O DIALETO MINEIRO DENTRO DA DIALETOLOGIA BRASILEIRA
PARACATU
2012
FINOM- FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
SANDRA APARECIDA ALVES
ANÁLISE SOBRE O DIALETO MINEIRO DENTRO DA DIALETOLOGIA BRASILEIRA
Artigo Científico Apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Língua Portuguesa.
PARACATU
2012
ANÁLISE SOBRE O DIALETO MINEIRO DENTRO DA DIALETOLOGIA BRASILEIRA
Sandra Aparecida Alves1
RESUMO
O presente trabalho faz uma análise sobre a formação dos dialetos brasileiros, salientando o dialeto mineiro que aborda características presentes comuns e não comuns a outros falares brasileiros, a fim de verificar quanto à assertividade do mesmo dentro do contexto nacional. Para tanto, foram utilizados documentos, livros e artigos de autores experientes sobre o assunto com a finalidade de tornar entendidos os contrapontos e exemplificações pertinentes quanto a linguística regional supracitada. É importante compreender que os falantes de uma mesma língua apresentam diferenças nos seus modos de falar, de acordo com o lugar em que estão, ou, ainda, de acordo com o nível socioeconômico do falante. Contudo, não é verdade que exista um modo certo ou errado de se expressar num cenário onde são verificadas tantas variedades da mesma língua mãe.
Palavras-Chaves: Dialetologia. Variação Linguística. Dialeto Mineiro.
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a formação do dialeto mineiro dentro da linguística brasileira, ao passo que as variações fonéticas regionais do país levam a conclusão desembasada de que há português certo e errado no país. Para tanto, fez-se o levantamento da origem da linguística brasileira até a formação dos