Dialeto do norte
AMAZOFONIA, OU DIALETO NORTISTA, REFERE-SE AO DIALETO EMPREGADO POR BOA PARTE DOS HABITANTES DA REGIÃO AMAZÔNICA (OU SEJA, A REGIÃO NORTE DO BRASIL) E DE SEUS SETE ESTADOS.
A REGIÃO NORTE DO BRASIL TEM PELO MENOS DOIS DIALETOS DE DESTAQUE: O DIALETO CONSIDERADO O TRADICIONAL, UTILIZADO PELA MAIORIA DOS HABITANTES DA REGIÃO, NAS DUAS MAIORES CIDADES BELÉM DO PARÁ E MANAUS, TOTALMENTE EM QUATRO DOS SETE ESTADOS DA REGIÃO: ACRE, AMAZONAS, RORAIMA E AMAPÁ E EM PARTE DO PARÁ; O OUTRO DIALETO É UTILIZADO PELOS MIGRANTES DE 70, PRESENTE NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ (REGIÃO DE CARAJÁS), NO ESTADO DE RONDÔNIA É UM DIALETO DERIVADO DE MISTURAS DE NORDESTINO, MINEIRO, CAPIXABA, GOIANO E GAÚCHO.
O DIALETO QUE TEM UM NOME BASTANTE CURIOSO: “CANUA CHEIA DE CUCOS DE PUPA A PRÚA”, QUE SERIA NA LÍNGUA CULTA CANOA CHEIA DE COCOS DE POPA A PROA. ESTE DIALETO É FALADO POR AMAZONENSES E PARAENSES, E SUA MARCA ESSENCIAL É A MODIFICAÇÃO DA PRONÚNCIA DA VOGAL TÔNICA O EM U.
CARACTERÍSTICAS DO DIALETO:
O EMPREGO DE VERBOS NA SEGUNDA PESSOA, EXEMPLO: "TU FIZESTE”, "TU ÉS", "TU FOSTE", "TU CHEGASTE", ALÉM DO "R" E "S" COMO DE CARIOCA, "D" COM SOM DE "DJ" E "T" COM SOM DE "TCH", TENDO TAMBÉM A LIMPIDEZ E A NITIDEZ NA PRONÚNCIA. TAMBÉM TEM O SOM DE "L" E "LI" PALATALIZADO, COMO "FAMÍLHIA" (FAMÍLIA) OU "PALHITO" (PALITO).
* PODE SOAR PARA OUTRAS PESSOAS QUE NÃO SEJAM DA REGIÃO COMO SOTOQUE CARIOCA, NO ENTANTO PODEMOS PERCEBER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS, COMO:
* NÃO HÁ PALAVRAS GINGADAS, COMO NO SOTAQUE CARIOCA;
* QUASE NÃO EXISTE O EMPREGO DE "VOCÊ", SALVO AS FORMALIDADES;
* NÃO SE TROCAM O SOM DA LETRA "S" POR "R";
* TENDE-SE A USAR MAIS ÊNCLISES A PRÓCLISES;
EXPLICAÇÃO HISTÓRICA DO SOTAQUE:
DEVIDO À FORTE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA REGIÃO NORTE E A POUCA INFLUÊNCIA LINGUÍSTICA E CULTURAL DE OUTROS POVOS. ESSE SOTAQUE É EMPREGADO EM QUASE TODA A REGIÃO AMAZÔNICA.
LEMBRANDO...
NÃO É UM SOTAQUE TÃO BEM DEFINIDO COMO