Tecnologia
Abaixo seguem resumos de alguns SADs, que descrevem um pouco da técnica utilizada no design de cada um, algumas vantagens e desvantagens, além de pontos interessantes que os destacam.
NFS
Networking File System Sistema de arquivos distribuído desenvolvido inicialmente pela Sun e um dos mais usados em sistemas Unix. Em 1985 a Sun tornou publico o protocolo do NFS, o que permitiu que outras empresas e desenvolvedores pudessem criar clientes e servidores NFS. Hoje em dia já é possível encontrar implementações do NFS (tanto cliente como servidor) para quase todos os sistemas operacionais existentes, inclusive sistemas não-UNIX (como o Windows).
Os sevidores NFS se utilizam de chamadas RPC para prover acesso a arquivos remotos. Eles não guardam o estado das transações realizadas, o que faz com que não percam nenhuma informação enviada em caso de queda do servidor, além de agilizar sua recuperação.
Por outro lado, servidores sem estado não podem controlar acesso concorrente aos seus arquivos e nem garantir a sua consistência. Os clientes, por exemplo, podem ter várias cópias, cada um, do mesmo arquivo ou diretório nos seus respectivos caches.
Quando um arquivo é alterado por algum cliente, os outros clientes só notarão essa alteração depois de 6 segundos, e se esse arquivo foi criado ou apagado, só após 60 segundos!
Também pelo fato do NFS não manter estado, ele não consegue gerenciar locks e nem realizar transações atômicas.
Se olharmos pelo ponto de vista dos usuários, o NFS possui transparência de localização, dado que a configuração sobre qual o servidor NFS está no arquivo /tec/fstab (ou via configuração do automounter), e o usuário final não notará diferença se a máquina que serve seus arquivos mudar (desde que seus arquivos continuem sendo oferecidos)
AFS
O projeto ANDREW File System começou na Universidade de Carnegie Mellon em 1983, com suporte provido pela IBM. Seu objetivo era projetar e