Diagrama de Pareto
Sorocaba
Fluidos
Disciplina: Fenômenos de transportes
Professora: Cibele Ruberti
Turma; EB4T17
Nome: Daiane Talita Antunes de Souza RA:A1264H - 0
Introdução Teórica
Fluidos.
Substancia que apresentam forma própria, e quando em repouso não resistem a esforço tangencial (líquidos e gases)
Os fluidos também são divididos em líquidos e gases. Líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido. Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando, portanto uma superfície livre.
Fluido é estudado como um meio continuo:
Fluído compressível - é um fluído que responde com uma redução do seu volume próprio ao ser submetido à ação de uma força.
Fluído incompressível - é um fluído que apresenta uma resistência à redução do seu volume próprio quando é submetido à ação de uma força.
Dilatáveis ou Indilatáveis
Viscosidade.
Propriedade do fluido em resistir a esforço quando está em movimento. Viscosidade é a propriedade associada a resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interações intermoleculares, sendo em geral função da temperatura.
Pressão.
Pouca influencia sobre a viscosidade.
Temperatura.
Influencia os fluidos líquidos fazendo diminuir a viscosidade.
Objetivo: O experimento da tensão superficial possui os seguintes objetivos: Identificar a tensão superficial com vários anéis; Medir a tensão superficial da água e sabão; Comparar o coeficiente de tensão superficial medido com valores tabelados; Identificar fatores que influenciam na tensão superficial de um líquido.
Material Utilizado
Barra de Ferro;