Arte Rupestre Nordestina
“Vamos viajar no passado mais distante, em momentos muito antes da escrita”, deslumbrar de atos históricos e artísticos; nossa 1ª referência de identidade.
A Pré-História. O homem pré-histórico. A Arte Rupestre, o nome dado as mais antigas representações artísticas do período Paleolítico até o Período Neolítico, realizadas em cavernas, tetos rochosos; pelos homens da Pré-História. Utilizavam sangues de animais, carvão (após a descoberta do fogo)... Com intenções ritualísticas. Colaborando com os historiadores e arqueólogos, para a compreensão de como era a vida naquela época.
Dentre tantos locais brasileiros realizadas estas pinturas. Selecionamos a Região do Nordeste brasileiro, para relatar a nossa compreensão a respeito. Destacando-se no território nordestino, nos seguintes estados: Piauí (PI) na Serra da Capivara, onde contém 214 quilômetros de perímetro e 415 sítios arqueológicos - dos quais 300 já abertos aos visitantes, com pinturas rupestres datadas de até 12 mil anos; Pernambuco (PE) pinturas rupestres no Sítio Arqueológico da Pedra Furada; na Bahia (BA) próximas a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; na Paraíba (PB) na Pedra Lavada do Ingá; no Rio Grande do Norte (RN) nos diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó.
O Nordeste, esta região maravilhosa, rica de História e de conhecimentos. Enfim, o trabalho irá retratar dados importantes sobre estes locais específicos de Arte. Ler é alimentar o saber. Leia, e “mergulhe” neste ato de aprendizado.
Arte Rupestre Nordestina No território nordestino encontra-se vários vestigíos rupestres. Destacando-se nos seguintes locais: Serra da Capivara: O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico localizado no sudeste do Piauí. Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido