diagrama de bode
INTRODUÇÃO
1.1. Gráfico logaritmo
Um gráfico logarítmico ou diagrama de Bode consiste em dois gráficos: Um deles é um gráfico do logaritmo do módulo de uma função de transferência senoidal; o outro é um gráfico do ângulo de fase; ambos são construídos em função da frequência, esta em uma escala logarítmica.
A principal vantagem em usar o gráfico logarítmico está na relativa facilidade de desenhar as curvas de resposta em frequência. Os fatores básicos que mais frequentemente ocorrem em uma função de transferência arbitrária
1.2. Diagrama de Bode
Um diagrama de Bode é uma representação gráfica usada para caracterizar a resposta de um sistema de frequência. Tipicamente consiste em dois gráficos distintos, um que corresponda à magnitude da referida função e corresponde a uma outra fase. Batizado em homenagem ao cientistaamericanoquedesenvolveu,HendrikWadeBode.
É amplamente utilizado na análise de circuitos eletrônicos, e essencial para o projeto e análise de filtrosdeferramentaseamplificadores.
O diagrama de Bode representa a fase da função de transferência de fase como função da frequência (ou frequência angular) em escala logarítmica. Pode ser dada em graus ou radianos. Permite avaliar a mudança de fase de um sinal na saída do sistema no que diz respeito à entrada para uma dada frequência. Por exemplo, temos um sinal Asin (cot) para a entrada do sistema e assumir que o sistema atenua por um factor movimentos xy-fase em Φ. Neste caso, a saída do sistema será (A / x) sen (cot - Φ). Geralmente, essa lacuna é uma função da frequência (Φ = Φ (f)); esta dependência é o que mostra o Bode. Nesta fase sistemas elétricos deve ser limitada entre-90°e90°. diagrama de Bode é uma ferramentas gráfica que permite a análise da resposta em frequência de sistemas de controle lineares. O diagrama de Bode é uma representação do módulo e do ângulo de fase de uma função complexa da freqüência w.
Figura 1 – Exemplo de diagrama de Bode.
1.3.