diagrama da pareto
É uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão permitindo solucionar prioridades quando há um grande número de problemas. Para priorizar o que realmente é importante, existe uma regra conhecida como a regra de 80/20, que indica que 80% de todas as ocorrências de problemas são devidos a apenas 20% dos tipos de problemas encontrados. E outro variante estabelece que para qualquer problema, 80% das suas ocorrências são devidos apenas 20% de todas as causas.
O DIAGRAMA DE PARETO e suas análises são utilizados para definir prioridades na correção de defeito que é dividido por classes.
Classe A São os problemas de maior importancia, corresponde a 20% do total.
Classe B São os problemas intermediários de importancia, media 30% do total.
Classe C Possui uma menor importancia, corresponde a 50% do total.
O DIAGRAMA DE PARETO também é composto de um diagrama de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente permitindo a localização de problemas. Muitas vezes os diagramas contam com a porcentagem comum dos valores e a porcentagem acumulada das ocorrências, tomando possível avaliar o efeito acumulado. Como explicado, o diagrama de Pareto é um recurso gráfico que estabelece uma ordenação nos problemas que devem ser sanados e sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas e problemas mais importantes, é possível compreender a relação entre as causas e efeitos de um processo para a sua localização vital.
Para poder desenvolver o DIAGRAMA DE PARETO utiliza-se a Microsoft Excel ou qualquer outra ferramenta ou programa similar ao mesmo.
De maneira pratica ao serem listadas diversas causas reais é necessário identificar aqueles de maior impacto sobre a eficiência e eficácia de um todo.
O primeiro passo é construir uma tabela com os dados de interesse:
Descrição da Falha Total
% por falha
% Acum
Rebarbas
445
44%
44%
Diagrama menor 234
23%
67%