TÉCNICA DE PCR
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR
TÉCNICA DE PCR
Alunos:
Adeilma Medeiros
Janiel Silva Farias
José Fabrício Queiroz de Souza
Railla Maria Oliveira
Professor:
Walclécio
Campina Grande
2014
INTRODUÇÃO
A PCR (reação em cadeia de Polimerase) trata-se de uma técnica da biologia molecular que tem por finalidade provocar a rápida replicação in vitro de genes de DNA de interesse de estudo. Através desta técnica, uma pequena quantidade de DNA pode ser replicada em poucas horas e permite a detecção de marcadores de doenças genéticas e/ou infecciosas.
O início da utilização desta técnica deu-se na década de 80, mais precisamente no ano de 1983, por um cientista americano chamado Kary Mullis (o qual no ano de 1990 foi o vencedor do prêmio nobel de química por sua descoberta) e sua primeira amplificação através dessa técnica foi com a betaglobulina humana. Desde então houve um crescimento exponencial da utilização desta técnica para estudo da molécula de DNA. O que torna a PCR extremamente importante na biologia molecular é o fato de que todo organismo vivo possui sequências nucleotídicas únicas e específicas para cada espécie.
A reação de PCR permite a amplificação de material genético seja ele coletado de materiais genéticos como fluidos corporais (sangue, urina, etc), cabelo e fragmentos teciduais. Amostras de microorganismos, células vegetais ou animais também podem ser detectadas através do PCR.
Para a execução da reação é necessário que se exista o conhecimento prévio da sequência de nucleotídeos que se deseja amplificar. Essa sequência é chamada de sequência alvo. A partir desta definição são necessários primers responsáveis por dar início a processo de síntese de DNA em locais específicos, ou seja, um primer atua na sentido 5’3’ e o outro atua no sentido 3’5’. É necessário também uma enzima chamada taq polimerase a qual agrega as bases